quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sistema Circulatório - Resumo

Sistema circulatório


Algumas das principais veias e artérias do corpo humano
{"uid":1,"hostPeerName":"http://www.alunosonline.com.br","initialGeometry":"{\"windowCoords_t\":0,\"windowCoords_r\":1366,\"windowCoords_b\":728,\"windowCoords_l\":0,\"frameCoords_t\":467.078125,\"frameCoords_r\":503.5,\"frameCoords_b\":717.078125,\"frameCoords_l\":203.5,\"styleZIndex\":\"auto\",\"allowedExpansion_t\":167.078125,\"allowedExpansion_r\":845.5,\"allowedExpansion_b\":225.921875,\"allowedExpansion_l\":203.5,\"xInView\":1,\"yInView\":1}","permissions":"{\"expandByOverlay\":true,\"expandByPush\":false,\"readCookie\":false,\"writeCookie\":false}","metadata":"{\"shared\":{\"sf_ver\":\"1-0-0\",\"ck_on\":1,\"flash_ver\":\"15.0.0\"}}"}" scrolling="no" marginwidth="0" marginheight="0" width="300" height="250" data-is-safeframe="true" style="border-width: 0px; vertical-align: bottom;">O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, é composto de sangue, coração, artérias, capilares sanguíneos e veias. O sistema circulatório humano é subdividido em sistema sanguíneo e sistema linfático.
O sistema circulatório desempenha importantes funções em nosso organismo:
  • Defesa contra agentes invasores: no sangue há anticorpos e células fagocitárias que promovem a defesa contra agentes infecciosos;
  • Coagulação sanguínea: as plaquetas que circulam pelo sangue são responsáveis pela coagulação sanguínea;
  • Regulação da temperatura corporal: o sangue é distribuído de forma homogênea por todo o organismo, promovendo a manutenção de uma temperatura adequada em todas as partes do corpo. Por meio da circulação sanguínea o corpo também consegue dissipar o calor até a superfície corporal;
  • Transporte de hormônios: os hormônios são substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo, e a circulação sanguínea é a responsável por transportar esses hormônios até os órgãos e tecidos que farão uso deles;
  • Intercâmbio de materiais: as substâncias que são produzidas em uma parte do corpo e utilizadas em outra, também chegam ao seu destino através da circulação sanguínea. É o que acontece com o glicogênio armazenado no fígado, que, quando quebrado em glicose, é levado para diversas regiões do corpo;
  • Transporte de resíduos: todas as células do corpo produzem resíduos em seu metabolismo. Esses resíduos saem das células e caem na corrente sanguínea, são levados para o fígado e transformados em ureia. Do fígado, a ureia é encaminhada pela circulação sanguínea até os rins, onde serão eliminadas para o meio externo;
  • Transporte de nutrientes: os nutrientes oriundos da nossa alimentação são absorvidos ao longo do nosso tubo digestivo e caem na circulação sanguínea, assim os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, sendo aproveitados pelas células;
  • Transporte de gases: ao passar pelos pulmões, o sangue elimina o gás carbônico proveniente da respiração celular enquanto absorve oxigênio.
O sistema sanguíneo é composto pelo sangue, vasos sanguíneos e coração.
sangue é um fluido produzido na medula óssea, composto por plaquetas, hemácias e leucócitos que ficam dispersos no plasma. Impulsionado pelo coração, o sangue é levado a todas as regiões do corpo no interior de artérias, veias e capilares sanguíneos.
Diferenças entre veias, artérias e capilares sanguíneos
As artérias são vasos que levam o sangue do coração até os órgãos e tecidos. Compostas por parede espessa, a compressão exercida pelas artérias permite controlar a pressão do sangue que circula em algumas regiões do corpo. Todas as artérias que saem do coração tornam-se menores progressivamente, até atingirem todas as partes do corpo. Órgãos e tecidos possuem finíssimos vasos chamados de arteríolas que se prolongam e se tornam mais finos ainda, sendo chamados de capilares sanguíneos.
As artérias coronárias são as responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco, que fornecem grande quantidade de oxigênio e nutrientes às células do coração, visto que esse órgão possui grande atividade e função vital. Se, por algum motivo, houver obstrução dessa artéria, algumas áreas do coração irão ficar sem irrigação, o que provocará a morte das células e consequente infarto do miocárdio.
Os capilares sanguíneos são vasos muito finos que fazem a comunicação entre arteríolas e vênulas (veia de pequeno diâmetro). A parede dos capilares é composta por uma única camada de células que possuem espaços entre si, por onde sai o líquido sanguíneo (líquido tissular). O líquido tissular irriga as células com oxigênio e nutrientes e retira os excretas provenientes do seu metabolismo, levando-os até os capilares sanguíneos e reintegrando-os ao sangue para ser eliminado na excreção.
As veias são vasos que transportam o sangue dos órgãos e tecidos até o coração. Essa circulação de sangue no interior das veias ocorre em razão das contrações dos músculos esqueléticos que estão próximos a elas, que as comprimem fazendo o sangue circular. Dessa forma, nas veias que possuem um diâmetro maior há válvulas para impedir o refluxo do sangue, o que garante que a circulação ocorra apenas em um sentido.
coração de um ser humano é oco e pesa cerca de 400 g. É constituído por tecido muscular estriado cardíaco, mais conhecido como miocárdio (myos=músculo; cardio=coração), e possui quatro câmaras cardíacas. As câmaras superiores do coração são chamadas de átrios cardíacos ou aurículas, e as câmaras inferiores são chamadas de ventrículos cardíacos. A parede dos ventrículos é muito mais espessa do que as paredes dos átrios, em virtude da função de cada um. O átrio bombeia sangue para os ventrículos, enquanto que os ventrículos bombeiam o sangue para todas as partes do corpo, o que exige maior pressão.
O coração é responsável por bombear sangue para todas as regiões do corpo
coração recebe o sangue por meio de vasos. No átrio esquerdo entra sangue rico em oxigênio, sangue que veio dos pulmões, enquanto que o átrio direito recebe sangue rico em gás carbônico, sangue proveniente do corpo. O átrio esquerdo tem comunicação com o ventrículo esquerdo através da valva mitral, também chamada de valva bicúspide ou valva atrioventricular esquerda, que tem a função de manter a circulação sempre no sentido do átrio para o ventrículo. O átrio direito também se comunica com o ventrículo direito por meio da valva tricúspide, também chamada de valva atrioventricular direita, que possui a mesma função que a valva mitral.
O sangue que está no interior dos átrios é expulso para os ventrículos quando ocorre uma contração chamada de sístole atrial. Os ventrículos, que estão relaxados, recebem o sangue e também se contraem (sístole ventricular), fazendo com que as duas valvas atrioventriculares se fechem e expulsem o sangue do coração. Esse sangue é expulso para artérias de grosso calibre que saem do ventrículo direito (artéria pulmonar) e ventrículo esquerdo (artéria aorta). A artéria pulmonar leva esse sangue para o pulmão, ao mesmo tempo em que a artéria aorta manda o sangue para irrigar todas as regiões do corpo.


Atividade para 8º ano

Adicionar legenda

Cruzadinha da Dengue

Resumo sobre Sistema Respiratório

Sistema Respiratório 
Principal função do sistema respiratório é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar, fornecendo oxigênio (O2) ao sangue e removendo deste o dióxido de carbono (CO2) produzido como metabólito nos tecidos e órgãos do corpo humano.O sistema respiratório tem em sua constituição um par de pulmões e vários outros órgãos que levam o ar para fora das cavidades pulmonares, os órgãos são faringe, laringe, bronquíolos, brônquios, boca, alvéolos, fossas nasais e os três últimos localizados nos pulmões.Faringe: é um canal conhecido por manter contatos com várias partes ao mesmo tempo, tanto que faz parte do sistema digestório e respiratório.Fossas nasais: são compostas por duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, elas não são exatamente juntas porque são separadas por uma cavidade cartilaginosa chamada de septo nasal.Laringe: é uma parte que fica situada acima do pescoço e é sustentada por peças de cartilagens articuladas, é praticamente uma continuação da faringe parte conhecida como o pomo-de-adão que aparece no pescoço.A traqueia: trata-se de um tubo de pouco mais de um centímetro que tem como principal característica fazer a limpeza dos pulmões, ou seja, eliminar as poeiras e bactérias inaladas na respiração.Pulmões: órgãos esponjosos que tem mais ou menos 25 centímetros que são envolvidos por uma membrana serosa que leva o nome de pleura, além dos bronquíolos que são pequenas bolsas de células epiteliais achatadas elas são recobertas por capilares sanguíneos denominadas alvéolos pulmonares.Diafragma: trata-se de um músculo que fica presente entre o tórax e o abdômen, ele é fundamental para que o pulmão se apoie.
Conclusão
Concluímos que o sistema respiratório é responsável pela troca de substâncias entre o ar e a corrente sanguínea e que é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, possibilitando a respiração celular.

Sistema respiratório humano

MEIO AMBIENTE

Meio ambiente 
O meio ambiente é a nossa fonte de vida sem as águas e o ar limpo não sobreviveremos, conheça um pouco mais sobre o lugar onde vivemos.
Vivemos no planeta chamado Terra, e nele temos o meio ambiente, este que tem envolvido coisas vivas e as que não são vivas. O meio ambiente nos afeta diretamente, pois todos estes recursos naturais fazem parte do meio ambiente alguns deles: a água, o ar, a terra, rios, lagos, oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso clima, o tempo, enfim todos estes recursos fazem parte do meio ambiente, e também de nossas vidas.
Afetando-nos direta e indiretamente o meio ambiente é importante a todos nós seres humanos, sendo necessário o cuidado, juntamente com o cultivo de todos.
Presenciamos dia a dia nas telecomunicações notícias demonstrando de como o homem prejudica a natureza. E esse mau-tratamento acarretado muitas vezes pelo homem pode nos ser prejudicial num futuro muito próximo.
Meio ambiente resumo Água
Já imaginou a humanidade sem água? Impossível não é mesmo? Com toda certeza que é impossível a vida sem água, mas é isso que irá acontecer com este recurso natural, se nós não começarmos, por exemplo, a economia, ou a preservação dos mares, rios e também dos oceanos.
O mesmo ocorre com as nossas florestas, pois cada dia aumenta o número de matas sendo desmatadas e destruídas, tudo isso para o trabalho do homem. E o mesmo acontece com os nossos animais, sendo extintos e também inúmeras plantas de nossa flora, tudo sendo destruído.
Meio ambiente resumo Poluição
Sem falar da poluição que convivemos diariamente, pois as fumaças que os carros soltam, e indústrias colaboram para que os índices da poluição só aumentem.
Portanto sabemos perfeitamente que o meio ambiente é imprescindível para a vida humana, mas ainda existem muitos que não se preocupam com este benefício. Por isso, o mais saudável que aconteça é toda a humanidade tomar consciência da importância que o meio ambiente nos faz, começando as providencias e as preservações, ou seja, mobilizando a todos. Pois sem estes recursos: água, terra, ar, afetados, certamente não será somente o meio ambiente que sofrerá as consequências, pois os prejudicados serão os humanos também.
Para um resumo de tudo é necessário que todos nós preservemos o meio ambiente em que vivemos para que as próximas gerações possam desfrutar da maravilhosa beleza que é a natureza sem poluição e é por isto, que nós, crianças, deveríamos aprender na escolar, ter passeios em parques, porque aqui só conhecemos os lixões que a Prefeitura joga, e podemos formar a guarda mirim,ou compreender que nossa vida pode mudar se conhecermos melhor esse nosso amigo.